segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Missa em Grego!

É tão bom numa cidade com 5 milhões de habitantes, num país com o triplo do nosso tamanho, mas com os mesmos 10 milhões, ou seja, metade vive em Atenas... CAOS!

ups, o que é bom?
No meio da confusão entrar numa Igreja Católica, é como chegar a casa, é como estar em casa!
Depois toda uma Missa em grego!

Realmente, os Católicos são bondosos e presentes em todo o Mundo, quando mais precisamos, senta-se uma senhora ao nosso lado com o Missal em Inglês e que partilhou connosco durante toda a missa... pois bem, senhora Católica e tal.. que fez ela no fim?? deu-nos o Missal para a Maria continuar a levar durante este tempo em Atenas, que amor! Missal de borla ;) O Espírito Santo não dorme, nunca!

De resto tudo igual a cá, é tão giro ver linguas tão diferentes e tudo tão igual! Apenas um facto curioso, ajoelham-se todos a seguir ao Cordeiro de Deus, apenas alguns o fazem em Portugal, ficam ajoelhados até ao fim da Consagração, alguns apenas o fazem por cá, e não cantam lá muito bem, como alguns o fazem por cá e a seguir ao ofertório levantam-se só a seguir à aclamação: O Senhor esteja convosco, alguns o fazem por cá, geralmente os mais velhos...
Porquê estas diferenças? quando se deve relamente ajoelhar, levantar? era bom nos comentários cada um partilhar porque o faz ou porque aprendeu a ffazer isso...

A experiencia da missa em grego...

PS- A Sra.Prazeres deles é fortissima, lê e passa a Missa toda dum lado para o outro a ver se alguem se ta a portar mal.. eu tive a infelicidade de por os pés em cima de onde nos pomos de joelhos..

PPS- Não vale dizer que é indiferente ser grego ou inglês para mim!

3 comentários:

Laura disse...

Vou partilhar que tanto em Londres como em NY, eles também se ajoelham como em Atenas.
Foi mesmo bom reparar que em cidades tão grandes, em que parece que cada um tá por si e ninguém quer saber de Deus,quem vai à Missa vai mesmo e leva tudo a sério. Não há barulhos, tá tudo mt concentrado!Foi mesmo bom!
Bom também, foi passar a quarta feira de Cinzas em Ny e durante o dia ver imensas pessoas com cinzas na testa, é que lá as cinzas parecem carvão e fiacamos mesmo marcados!Giro ver as pessoas logo pela manha, com a MARCA DE DEUS!;)

Duarte 16 disse...

É engraçado isso pq a minha Mãe também me contou que há uns anos quando esteve em NY na Quarta de Cinzas viu toda a gente com essa marca na testa e achou muito curioso!! A tradição mantem-se na big apple!!

inésia disse...

Em Chicago tb é assim (contou-me o Fr Bernardo)