segunda-feira, 30 de março de 2009

Porquê rezar o Angelus?

DIÁLOGO DO PAPA JOÃO PAULO II
COM OS JOVENS DA DIOCESE DE ROMA
EM PREPARAÇÃO PARA
O XV DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Quinta-feira, 25 de Março de 1999

Hoje, tendes uma feliz simultaneidade, porque a Jornada dos jovens romanos coincide com a Solenidade da Anunciação do Senhor. Quero dizer-vos que esta Solenidade, este mistério, abriu o horizonte para a humanidade inteira, porque com a Anunciação Deus mesmo comunicou a Sua vinda, a vinda de Seu Filho, a Sua entrada na história do homem, e assim a Anunciação nos recorda esta grande abertura de horizontes na história do próprio destino da humanidade. É um bem, portanto, que esta Solenidade tenha coincidido com a vossa reunião romana.

Ainda uma palavra, a última. Por um motivo preciso recitamos o «Angelus» três vezes ao dia. Não é apenas uma tradição, mas é deveras uma prática profundamente arraigada. Recitamos o «Angelus» três vezes ao dia para recordar o horizonte que nos foi aberto pela Anunciação: «Angelus Domini nuntiavit Mariae, et Verbum caro factum est»; recitamo-lo para nos recordar em que perspectiva vivemos. Uma perspectiva criada pelo próprio Deus, na qual entra o Filho de Deus que Se fez homem. Ele, verdadeiramente, é fonte de grande confiança. E vós jovens deveis ser confiantes. Por isto, também vos digo: procurai recitar, quando for possível, o «Angelus Domini».

1 comentário:

Unknown disse...

Boa explicação, sucinta, simples e objetiva. De fato, não somente os jovens, mas todos os cristãos deveriam recitar o Angelus, acho que deveria ser um momento rotineiro. Assim como os mulçumanos possuem o costume de rezar em horas específicas do dia, chegando a parar suas atividades para tal momento, também nós cristãos deveríamos ser assim. Salve Maria Imaculada!