segunda-feira, 5 de maio de 2008

Questionário



Vou testar os conhecimentos da Angelus-list...
Que santo é este? Destacou-se porque...

5 comentários:

Carmo disse...

São Damião, irmão d São Cosme. Era médico,curava não somente pessoas, mas também animais....

Jo disse...

Ahaha! Dado que o nome da imagem e [Sao+damiao.jpg], torna-se um jogo diferente... agora o jogo e ir ao Google, onde descobri cenas giras sobre S. Cosme e S. Damiao! :) Por acaso nao os conhecia de todo..! (mas olha a coincidencia, este fds em Roma descobri uma mini igreja de S.Cosme e S.Damiao... ESCONDIDA! Imagina...escondida e mini em Roma, e obra!!!)

João Silveira disse...

lol! pôr a fotografia com o nome do santo realmente não ajudou muito a dificultar a questão

Duarte 16 disse...

E será que este é mesmo o S Cosme ou foi só uma rasteira minha.......

peu disse...

Realmente o duarte pregou-nos a todos uma rasteira!

O santo da imagem é S. Bruno!

São Bruno nasceu em 1030 e faleceu a 6 de Outubro no ano de 1101. Foi asceta rigoroso, intelectual e o fundador da ordem Cartuxa. O mosteiro cartuxo de Santa Maria Scala Coeli (Évora) é um dos poucos que foi devolvido à sua utilização primitiva (após 1834) e é espectacular tanto em termos arquitectónicos como de talha dourada e azulejos. A ordem é conhecida pelo seu ascetismo e espiritualidade profunda, tudo isto num quase absoluto silêncio.
A ordem monástica tem apenas um mosteiro em Portugal, o de Évora, sendo «o mosteiro pobre e simples, mas espaçoso: o claustro, com jardim dum hectare, é o maior de Portugal.»

A escultura (em cima) representa São Bruno, e é da autoria de Manuel Pereyra, um escultor português radicado em Espanha no século XVII. É uma excelente peça escultórica, em madeira, de um estilo bastante sóbrio e realista. Está no Mosteiro de Miraflores, Burgos.