segunda-feira, 31 de março de 2008

O dia mais Angelus do Ano é hoje!!


«Quando Isabel já andava de seis meses, Deus mandou o anjo Gabriel a Nazaré, na província da Galileia, para falar com uma jovem chamada Maria, que estava noiva de José, descendente do rei David. O anjo aproximou-se dela e disse-lhe: "Eu te saúdo, ó escolhida de Deus. O Senhor está contigo." Maria ficou perturbada com estas palavras e perguntava a si própria o que queria dizer aquela saudação. Então o anjo continuou: "Não tenhas medo, Maria, pois foste abençoada por Deus. Ficarás grávida e terás um filho, a quem vais pôr o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado o Filho do Deus altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono do seu antepassado David. Governará para sempre os descendentes de Jacob e o seu reinado não terá fim." Maria perguntou então ao anjo: "Como é que isso pode ser, se eu sou virgem?" Mas o anjo respondeu-lhe: "O Espírito Santo descerá sobre ti e o poder do Deus altíssimo te cobrirá como uma nuvem. Por isso o que vai nascer é santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel vai ter um filho, apesar da sua muita idade. Dizia-se que não podia ter filhos, mas já está no sexto mês. É que para Deus não há nada impossível." Maria disse então: "Servirei o Senhor como ele quiser. Seja como tu dizes." E o anjo retirou-se.»

Lucas 1, 26-38

Vamos!!

Missa para jovens

4ª feira, 2 de Abril, 22 horas

Igreja de S. Nicolau (na Baixa)


Faz 3 anos que o nosso Papa João Paulo II foi para o Céu!
Vamos agradecer a sua vida!

Vamos encher a Igreja de S. Nicolau de jovens! Vamos mostrar que os jovens fazem parte da Igreja e que a Igreja está unida! Junta-te a nós e passa mensagem!

domingo, 30 de março de 2008

Evangelho do Dia


Caravaggio

«Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.

Depois disse a Tomé:
Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.

E Tomé respondeu, e disse-lhe: Meu Senhor meu Deus!

Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.»
João 20, 24-29

sábado, 29 de março de 2008

Emaús by Caravaggio



Nesta Quarta-feira ouvimos no evangelho a passagem da aparição de Jesus aos discípulos de Emaús, uma das minhas passagens favoritas. Aqui ficam dois quadros de Caravaggio sobre a ceia onde eles O reconhecem ao partir do Pão.

«E chegaram à aldeia para onde iam e ele fez como quem ia para mais longe. Eles constrangeram-no, dizendo: Fica connosco, porque já é tarde e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.

Aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lhos deu. Abriram-se-lhes então os olhos e conheceram-no, e ele desapareceu-lhes. Disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos revelava as Escrituras?»

Lucas 24, 28-32


Ressurrexit sicut dixit

«No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. Eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta e sentou-se sobre ela. O seu aspecto era como um relâmpago e as suas vestes brancas como neve. Os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, como mortos. Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito.»
Mt 28,1-6

quinta-feira, 27 de março de 2008

Tempo Pascal!


Durante o Tempo Pascal vou tentar pôr aqui imagens, cada um também o pode fazer! e comentar o que acham sobre elas!
Há muita catequese através da pintura!
Bjs e abraços